no comments

A trilha do Cavalo Marinho em Barra Grande no Piauí

As delícias da Rota do Cavalo Marinho, um dos mais belos passeios ecológicos de Barra Grande

A aconchegante e charmosa Barra Grande, no Piauí, conhecida pela sua areia branca, águas azuis, clima tropical e ventos alísios, tornando-se a preferida entre os Kitesurfistas de todo o mundo, guarda, ainda, mais riquezas e belezas naturais por entre os seus rios.

Um dos passeios mais realizados e pedidos pelos turistas que visitam a região é a Rota do Cavalo Marinho, que reserva os encantos da tranquilidade dos rios, do movimento elegante das garças e das belezas dos manguezais que levam até o habitat natural de um dos animais aquáticos mais admirados do mundo o cavalo marinho na ilha que foi batizada com o seu nome, a Ilha do Cavalo Marinho.

A Rota do Cavalo Marinho

O passeio inicia-se na BarraTur (associação de moradores locais que prestam os serviços de guias no passeio) com passeio de charrete pela vila dos pescadores da região, para conhecer melhor a região e mais curiosidades do local. Este trecho do passeio é percorrido por em torno de uns 15 minutos.

E continua de canoa (equipada com coletes salva-vidas) por um dos braços do rio Caramupim, o Camboa, quando a maré está mais alta; pois sofre influências das marés oceânicas.

E então, o guia leva os visitantes pelo rio passando por vários bancos de areia, onde as garças brancas e outros animais da região que ali vivem tranquilamente. Um dos pontos mais legais da visita é a parada nos mangues e a interessante explanação dos guias, os pescadores da região, sobre as diversas espécies da flora, da fauna e, principalmente, dos caranguejos, ponto forte da culinária local.

Os guias, até mesmo, pegam alguns caranguejos no mangue para mostrar aos turistas a diferença entre cada espécie, como os caranguejos uçá e “gatinha” e os diferentes tipos de ecossistema onde são encontrados.

Os visitantes podem tocar nos animais e aprender como se pega o caranguejo no mangue (para os mais curiosos e corajosos… rs) e ao deixar a área os caranguejos são devolvidos a natureza.

Há um momento no passeio em que o banho fica liberado no ponto onde as águas do rio estão mais claras, devido a influência das marés. Neste os visitantes podem se encantar também com o vai e vem de peixes nadando nas águas claras.

Então, por cerca de meia hora é possível se deliciar com o banho nas águas salobras do rio e aprender mais sobre a belíssima natureza da região. Ao encher da maré os guias organizam as canoas para se seguirem, agora, diretamente à Ilha do Cavalo Marinho.

Ao chegar a ilha os guias levam os visitantes a apreciarem o habitat natural e o berçário de um animais marinhos mais encantadores do planeta. Então, os visitantes podem conhecer mais e observar os lindos cavalos marinhos e seus filhotes na natureza.

Após, os guias trazem os visitantes de volta de charrete pela praia da Barra Grande e os turistas podem curtir o vento, o sol, as paisagens e os kitesurfistas mais ao longe aproveitando os ventos alísios, característica especial da praia.

Sobre o passeio: preparação e informações

Os guias de turismo orientam aos visitantes que levem chapéus ou bonés para proteger a cabeça do sol, protetores solar, óculos de sol, água, máquina fotográfica, toalhas e bolsas impermeáveis. O passeio custa R$ 55,00 reais, dura em torno de duas horas e são realizados pelo horário da manhã (9h às 11h) e da tarde (14h às 16h).

Encante-se, você também, com a Trilha do Cavalo Marinho!

Entre em contato com a sua agência de viagens e marque já a sua próxima viagem de férias!

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

A trilha do Cavalo Marinho em Barra Grande no Piauí
Avalie essa postagem